Preencha os campos abaixo com os seus dados completos e, em breve, um de nossos consultores entrará em contato para esclarecer todas as suas dúvidas.
Nós, da Banco do Brasil, sabemos que parte importante da excelência de nossos serviços é a proteção de dados e informações relativas aos nossos Clientes, às nossas operações e aos nossos sistemas internos. Neste sentido, tomamos precauções, dentro dos mais altos padrões comerciais, a fim de garantir a segurança de tais dados e informações, respeitando, ainda, as leis e normas aplicáveis a nossas atividades, adotando, ainda, padrões de segurança iguais ou superiores aos adotados no mercado.
A nossa Política de Segurança Cibernética (“Política”) foi desenhada tendo em vista tais cuidados. Esta tem como objetivo transmitir os princípios de Segurança Cibernética que guiam nosso trabalho e os mecanismos de controle utilizados tanto para a prevenção como para o combate e tratamento de eventuais incidentes de Segurança Cibernética .
Assim, a fim de esclarecer para Você, nosso cliente, as condições de nossa Política de Segurança Cibernética, o presente documento apresenta um resumo dos principais pontos de tal documento.
A nossa Política foi especificamente estruturada em concordância com o nosso porte, perfil de risco e modelo de negócio, assim como a complexidade dos nossos produtos, serviços, atividades e processos de instituição. Esta é aplicável a nossos colaboradores e prestadores de serviços, abrangendo todos os níveis hierárquicos.
A. Classificação dos Dados: Classificamos os dados em níveis de confidencialidade, de acordo com a natureza e a criticidade das informações tratadas, restringindo os níveis de acesso e reforçando os mecanismos de controle e segurança de acordo com a criticidade e sensibilidade de cada dado.
B. Equipamentos e Estrutura: Os equipamentos utilizados para o desenvolvimento das atividades da Banco do Brasil devem estar sempre atualizados, regra que inclui sistema operacional, antivírus e firewalls, garantindo assim maior proteção às informações neles inseridas. Ainda, os cuidados se estendem também à infraestrutura onde são armazenados os dados: estes são criptografados e possuem cópias de segurança (backups) atualizadas periodicamente, conforme os padrões de segurança mais altos disponíveis no mercado.
C. Processamento, Armazenamento de Dados e Computação em Nuvem: Os serviços relevantes de armazenamento de dados e computação em nuvem que contratamos passam por uma seleção interna rígida, sendo amparada pelos seguintes critérios: (i) confirmação da capacidade técnica do prestador de serviço de cumprir o quanto disposto na Política e na legislação aplicável à segurança cibernética, por meio de auditoria ou da apresentação de declarações e/ou certificações pelo prestador de serviço; (ii) dificuldade ou impossibilidade técnica ou custo elevado para a execução do serviço relevante pela Banco do Brasil em sua própria infraestrutura e (iii) a criticidade e relevância do serviço a ser contratado. Ainda, são cumpridos todos os requisitos previstos na regulamentação específica, em especial a Resolução nº 4.658/2018 do Conselho Monetário Nacional.
D. Obtenção de Credenciais e Gerenciamento de Acesso: Os nossos colaboradores e prestadores de serviço assumem rígidos compromissos de confidencialidade ao obterem as credenciais que dão acesso aos nossos dados confidenciais ou a dados classificados como sensíveis pela Banco do Brasil Consórcio Digital . Estas credenciais, por sua vez, são atualizadas periodicamente, em conformidade com as regulações e normas aplicáveis. Ainda, o acesso aos dados é restringido a menor permissão e privilégio possíveis, possuindo a Banco do Brasil capacidade para monitorar e registrar o acesso a dados classificados como sensíveis, sendo exigida a mesma garantia de seus prestadores de serviço.
E. Capacitação e Atualização: Os nossos colaboradores passam por periódicos cursos de capacitação referentes à prevenção e resposta a incidentes, bem como de melhores práticas de segurança cibernética, sendo realizadas ainda, avaliações buscando atingir o maior comprometimento de todos os nossos colaboradores. Além disso, disponibilizamos canais internos pelos quais os colaboradores possam encaminhar denúncias e suspeitas de fragilidades e violações de segurança cibernética, a fim de agilizar, assim, a resposta do time especializado a eventuais incidentes.
III. Respostas a Incidentes e Continuidade dos Negócios
Visando garantir a continuidade de nossas atividades em caso de eventuais incidentes de segurança cibernética, realizamos, constantemente, testes de continuidade de negócios, nos seguintes cenários:
Assim, após a identificação de possíveis fragilidades efetuamos todas as adequações e alterações necessárias para que a nossa segurança seja mantida.